Os Fofos festejam seus 20 anos

outubro 5, 2022

Aquilo interno.jpg

Os Fofos encenam festejam seus 20 anos de trajetória em Aquilo Deu Nisso

 

Projeto conta com lançamento de livro comemorativo e experimento cênico audiovisual dirigido por Márcio Abreu, sobre a construção de um futuro menos distópico e mais coletivo

 

Os Fofos encenam fazem uma retrospectiva de seus 20 anos de estrada e propõe uma reflexão sobre o futuro da nossa sociedade e da cultura no projeto Aquilo Deu Nisso, composto por um experimento audiovisual criado a partir de 12 ações performativas realizadas em diferentes locais da cidade de São Paulo.

Além desse experimento, o projeto prevê o lançamento do livro comemorativo Os Fofos encenam - 20 anos em celebração.

O projeto, que começou a ser elaborado no momento mais conturbado da pandemia de Covid-19, nasce do seguinte questionamento: sobre que terra vamos construir o futuro? Trata-se de uma investigação sobre os acontecimentos sociais e políticos do Brasil nos últimos anos.

“Para compreendermos os novos rumos e mirarmos em futuros menos distópicos e mais coletivos, torna-se necessário nos debruçarmos cenicamente e assumir o risco de dissecar a engrenagem que se retroalimenta das macro e microestruturas políticas, sociais e culturais”, explica sobre a natureza da pesquisa o diretor e ator dos Fofos Fernando Neves.

Esses questionamentos são justamente o ponto de partida do experimento cênico audiovisual Aquilo Deu Nisso, que será exibido no canal da Corpo Rastreado no Youtube de 7 a 16 de outubro, às 20h, com exibições extras nos dias 8, 9, 15 e 16, às 17h.

Para conduzir esse processo criativo, o grupo convidou o diretor Márcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro. A investigação resultou nessas performances que foram realizadas na rua, algo que só é possível agora após a retomada cultural decorrente do abrandamento da pandemia de Covid-19. É isso que o público poderá conferir no experimento audiovisual.

Para Abreu, o conjunto das ações performáticas que foram construídas “tem relação com isso: com o ocupar, com o pensar espaços públicos na cidade de São Paulo através de performances individuais que intervém nessa massa urbana e humana estabelecendo atravessamentos poéticos e políticos”.

A exibição do experimento é gratuita, com duração de 40 minutos e classificação indicativa livre.

 

FICHA TÉCNICA

direção geral: Márcio Abreu
assistência de direção: Cris Rocha, Erica Montanheiro e Rafaela Penteado
elenco: Carlos Ataíde, Carol Badra, Cris Rocha, Eduardo Reyes, Erica Montanheiro Fernando Neves, Kátia Daher, Marcelo Andrade, Paulo de Pontes, Rafaela Penteado, Simone Evaristo, Silvia Poggetti e Zé Valdir.
cenografia: Marcelo Andrade
adereços: Zé Valdir
figurino: Carol Badra
direção musical: Fernando Esteves e cia. Os Fofos Encenam
fotografia: Ligia Jardim
direção audiovisual: Julia Rufino
direção de fotografia: Alícia Peres
direção de som: Luiza Akimoto
montagem: Julia Rufino
assessoria de imprensa: Pombo Correio
motorista: Leandro de Andrade
assistente de produção: Lucas Cardoso
administração e financeiro: Gisely Alves - Corpo Rastreado
produção: Leo Devitto e Lud Picosque - Corpo Rastreado
realização: Os Fofos Encenam, Corpo Rastreado, Secretaria Municipal de Cultura – Programa Municipal de Fomento ao Teatro para cidade de São Paulo – Prefeitura de São Paulo.

 

SERVIÇO 

temporada: de 7  a 16 de outubro a 20h, com exibições extras dias 8, 9, 15 e 16 às 17h
onde: Canal Youtube da Corpo Rastreado
duração: 40 minutos
ingressos:
gratuito
dlassificação: livre

Agenda

Em breve, novas atividades